quarta-feira, maio 31, 2017

José Manuel Marques: "Sou ambicioso e quero continuar a trabalhar para conseguir atingir mais subidas"


O Grupo Desportivo de Alvaiázere foi uma das equipas sensação da época. Depois de uma frustrante descida à 1.ªDivisão Distrital, o clube do Norte do Distrito alcançou brilhantemente o regresso à Divisão de Honra, somando ainda a presença nas meia-final da Taça Distrital.
À frente do clube esteve José Marques, um treinador que vai coleccionado subidas de divisão, esta já é a terceira por três clubes diferentes)

FD Leiria - Depois de algum tempo fora dos distritais de Leiria, regressou e conseguiu novamente uma subida, desta vez com o GD Alvaiázere. Que balanço faz desta época que agora terminou?
José Marques - Só estive fora a época 2015/2016, na qual estive num clube da AF Coimbra. Regressei esta época, aceitando um convite do Presidente do GD Alvaiázere. A época foi trabalhada com cuidado, era um plantel que tinha descido de divisão e contava que o núcleo duro fica-se. No entanto, deparei-me que apenas ficaram 3 jogadores. Tive que formar o plantel com o cuidado de fazer um plantel com alguma qualidade, curto, mas com muita polivalência.
Foi uma época muito difícil, não foi fácil contratar jogadores para Alvaiázere, por ser longe, o clube ter descido à 1ª divisão distrital, o campo ser muito mau, sendo este mesmo o maior obstáculo, pois muitos jogadores recusaram o convite devido ao campo e muitos que aceitavam pediam uma mensalidade elevada, não sendo possível era insuportável para o clube.
Fui formatando o plantel com muitas dificuldades em contratar jogadores, numa primeira fase recorre-mos a jogadores brasileiros que chegaram a treinar connosco, mas devido a dificuldades com os vistos,  não os conseguimos inscrever. Tiveram que regressar ao Brasil e o nosso plantel ficou com apenas 19 jogadores, incluindo já os 2 guarda-redes. Destes 19 jogadores desistiram 4 ou 5 e tivemos que reforçar o plantel com mais 3/4 jogadores que estavam parados à mais de 1 época. Fizemos o campeonato com apenas 17 jogadores. Tivemos jogos que apenas tínhamos 11 jogadores. A acrescentar a tudo isto, tivemos muito tempo sem departamento médico, pois não era fácil arranjar alguém competente e com conhecimento em lesões desportivas, pois o clube também não podia pagar muito. A somar a tudo isto, muitas lesões provocadas pelo campo e desgaste físico, mas ainda assim, fizemos a 1ª fase ficando em 1º lugar, com o melhor ataque e a melhor defesa. Na 2ª fase, ficámos em 2º lugar com a melhor defesa e segundo melhor ataque, e, nesta fase fizemos 3 jogos devido à taça. Na Taça Distrital também chegámos às meias finais, pelo que por todos estes acontecimentos acho que foi uma grande época muito positiva, muito desgastante e que na verdade também não nos deixaram ir mais longe.

FD Leiria - Do que viu e se tivesse que eleger, qual o melhor 11 da 1.ªDistrital/Norte?
José Marques - É difícil dizer e seria injusto se tivesse que mencionar um 11, pois ouve bons jogadores tanto na série Norte como na Sul que não passaram à 2ª fase e que ainda assim têm muita qualidade,  e podiam estar noutro patamar.
Mas quero destacar o meu avançado, Nelson Pereira, que se não me engano foi o melhor marcador da 1ª distrital, pois mesmo a nível do Futebol Distrital Leiria, só contabilizaram os golos da divisão de honra e pouco se escreveu da 1ª distrital. Realçar também o meu capitão, Pedro Simões, que com 38 anos só não fez o jogo das meias finais da taça por uma gestão física, pois nessa semana fizemos 3 jogos, sendo um pilar deste campeonato.
De uma maneira geral, acho que se valoriza pouco a 1ª distrital,  e existem aqui  grandes jogadores e boas equipas, e, penso que os clubes e órgãos da AF Leiria tem que rever os moldes deste campeonato, que acho ser mau e injusto. Uma equipa pode fazer a 1ª fase em 1º lugar e na 2ª fase não ficar nos 3 primeiros, como foi o caso do GDR Boavista. É injusto.

FD Leiria - Já é público que não vai continuar no GD Alvaiázere. A que se deve esta decisão?
José Marques - Não posso continuar sem ser convidado rsrs...Esta decisão deve-se ao facto que a actual direcção vai terminar este mandato e não se vai recandidatar. As eleições são dia 6 de Junho e pode aparecer uma direcção em que eu não seja o treinador deles, ou mesmo pode dar-se o caso de não aparecer nenhuma direcção.

FD Leiria - Depois de ter subido com a Moita do Boi, Mourisca e GD Alvaiázere, acabou por nunca acompanhar estas equipas na Divisão de Honra. Não teme que os clubes olhem para si, como apenas um treinador para a 1.ªDistrital?
José Marques - Como treinador, já treinei vários anos nos campeonatos nacionais, escalões de formação e seniores. Já treinei equipas da Divisão de Honra de AF Coimbra e Leiria, assim como na 1ª distrital. Eu tenho um lema, prefiro treinar um clube na 1ª distrital com projecto de subida do que treinar um clube da honra que lute para não descer. Mas foram casos distintos. Na época 2012/2013, quando subi a Moita do Boi à Divisão de Honra, estava tudo preparado para a minha continuidade, mas por vários motivos não chegamos a entendimento, e deixei o clube. Já na época 2014/2015, quando subi a Matamourisca à Divisão de Honra, não fui convidado para continuar. Na época 2016/2017 no GD Alvaiázere, conforme frisei a direcção não vai continuar, vai haver eleições, portanto não posso dizer que vou continuar quando ainda vai haver eleições e esta direcção não se vai candidatar.

FD Leiria - E quanto ao futuro, o que tem em perspectiva?
José Marques - Quanto ao futuro, estou à espera que surja algum projecto com objectivos delineados e que venha ao encontro do que eu pretendo, sou ambicioso e quero continuar a trabalhar para conseguir atingir mais subidas. Quero deixar um voto de enorme agradecimento e um muito obrigado para os meus jogadores, que sem eles não seria possível eu atingir estes feitos. E um muito obrigado ao grande Homem/Capitão, Pedro Simões, fui o ultimo treinador dele, grande privilégio ter trabalhado com este líder, este homem, este amigo, este companheiro, um exemplo a seguir para todos nós. Obrigado Pedro Simões…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook