quinta-feira, julho 21, 2016

Pedro Solá: “Construção da academia pode alavancar a formação da UD Leiria”

Pedro Solá, o novo homem forte da formação da UD Leiria, promete dar continuidade ao que de melhor se fez no clube nas camadas jovens.

Diário de Leiria - O que o levou a aceitar ser coordenador técnico do futebol de formação da UD Leiria?
Pedro Solá - Aceitei pelo facto de tratar-se de um projecto aliciante. A UD Leiria é um clube com nome, história e uma grande projecção a nível nacional, e quando se recebe um convite para trabalhar num clube desta dimensão, é difícil virar as costas. Para além disso, neste projecto terei a possibilidade de dar o meu cunho pessoal a uma formação que tem dado cartas, mas que eu acredito que se possa fazer ainda melhor.

Como foi deixar em suspenso a carreira de treinador?
Em pouco tempo consegui construir uma carreira de treinador que considero interessante, com algumas conquistas, e o meu objectivo era prosseguir esse caminho. Contudo, não acho que a minha carreira de treinador esteja suspensa porque, como coordenador técnico, 'treino' 14 treinadores com quem trabalho directamente. Agora surgiu esta oportunidade onde vou dar o meu melhor, mas nunca se sabe o dia de amanhã porque o futebol é o momento.

Herdou um cargo que durante muito tempo foi ocupado por Fernando Encarnação que conseguiu resultados de relevo na formação. É uma responsabilidade extra?
Os resultados do trabalho desenvolvido pelo Fernando Encarnação falam por si. Podemos mesmo dizer que, na formação da UD Leiria, há um antes e um depois de Fernando Encarnação. Da nossa parte, queremos manter tudo aquilo que foi feito de bom e mudar os aspectos que achamos que podem ser melhorados.

Quais são os seus projectos para a área da formação da UD Leiria?
Em primeiro lugar, é importante que as nossas equipas de formação tenham uma identidade e uma matriz que seja transversal a todo o clube. Quero que as nossas equipas tenham um fio condutor em comum, com princípios de jogo claros e que os jogadores adquiram características como a intensidade, o rigor, a disciplina, a inteligência táctica, a dinâmica, entre outros. Além disso, é importante sublinhar que também estamos a formar homens para a vida. Por outro lado, na vertente desportiva, iremos tentar voltar a colocar as equipas de juvenis e de iniciados nas fases finais dos campeonatos nacionais, e que a equipa de sub-13 possa lutar pela revalidação do título distrital. Acima de tudo, o objectivo é dar uma imagem de qualidade e rigor à formação da UD Leiria.

A UD Leiria optou pela manutenção das equipas técnicas que estavam previamente estabelecidas pela anterior direcção. Porquê?
Não fazia sentido estar a mudar as coisas quando já havia compromissos com os treinadores e havia um planeamento de uma época que já estava em andamento. Além disso, confiamos nas nossas equipas técnicas e nas suas capacidades, portanto quando as coisas estão bem não faz sentido mudar.

A UD Leiria está limitada ao nível de espaços físicos para treinar. Nesse sentido, a construção de uma nova academia, como está projectada, pode ser um ponto de viragem no clube?
Sem dúvida. Um clube como a União Desportiva de Leiria, com o número de atletas que tem e com a sua responsabilidade, não pode estar limitado a um campo de futebol de 11 e outro de 5. Esta situação não seria sustentável por muito mais tempo. Vemos clubes à nossa volta com capacidade para criar boas infra-estruturas e para se renovarem. É altura da UD Leiria fazer o mesmo, sempre dentro das suas possibilidades, para não ficar pelo caminho. A construção de uma academia no campo dos Pinheiros pode alavancar a nossa formação para outros patamares e é um projecto que trará grandes benefícios, não só para a UD Leiria, mas também para a União de Freguesias de Marrazes e Barosa.

José Roque - Diário de Leiria

3 comentários:

  1. Aceitaste porque ninguem te queria como treinador

    ResponderEliminar
  2. É pra fazer a cama ao kata. Oferecido.

    ResponderEliminar
  3. Vais colocar o clube na ruina.
    Ja fizeste a folha a 2 treinadores e o outro nao conseguiste.

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook