terça-feira, julho 12, 2016

Nazarenos reforça aposta na formação

O Grupo Desportivo "Os Nazarenos" vai reforçar a aposta na formação, tendo apresentado publicamente, há dias, o projeto de criação do Centro de Formação Vieirinha, numa homenagem ao treinador que criou, no clube, a primeira escola de jogadores do País. O treinador Joaquim Paulo será o diretor do centro de formação e acredita que "há todas as condições" para que o Nazarenos "volte a ser uma referência na formação de jogadores", sendo para tal fundamental "estancar a sangria de jovens jogadores para clubes de concelhos vizinhos".
"Queremos potenciar o jogador nazareno, tirando partido das suas qualidades inatas e dando-lhe valores desportivos, sociais e humanos que o valorizem. É importante acabar com a imagem negativa que se criou em torno do jogador nazareno e isso só se consegue fazer através de uma aposta muito séria na melhoria das condições de treino, na qualificação dos treinadores, no envolvimento dos pais no processo formativo e, obviamente, apostando nos nossos jovens", refere o técnico, que nos últimos cinco anos esteve ao serviço da Biblioteca e, agora, cumpre "um sonho antigo": "Há quem tenha ambição de treinar um dos três grandes do futebol nacional, eu tinha o sonho de servir o meu clube. Estou habituado a fazer coisas com significado e estou seguro que, apesar de reconhecer as dificuldades, vamos ter sucesso, desde que os verdadeiros adeptos do clube, os atletas e os pais se juntem a nós. Todos juntos somos mais fortes. Todos juntos somos Nazarenos".
O técnico explica que a criação do Centro de Formação Vieirinha "só é possível porque a Câmara Municipal apadrinhou o projeto desde o início. "Sentimos um apoio manifesto da autarquia, que será um parceiro essencial. A colocação do sintético é um passo decisivo para a melhoria das condições de trabalho dos atletas e dos treinadores, cabendo ao clube a responsabilidade de fazer rentabilizar esses investimentos. Queremos que os nossos jovens pratiquem desporto na nossa terra. Temos de deixar de ver o talento nazareno abastecer clubes de concelhos vizinhos, cujas escolas se limitam a aproveitar o trabalho de outros clubes para disputar os campeonatos nacionais. É importante que os pais reflitam sobre estas questões. Os nossos jovens terão, a partir de agora, iguais ou melhores condições para desenvolver a prática desportiva e, em pouco tempo, se todos remarmos no mesmo sentido, tenho a convicção que vamos voltar aos campeonatos nacionais", diz o treinador, completando: "Não há razões para um jovem praticante sair do concelho, porque o futebol evoluiu de tal maneira que todos os jovens de todos os clubes, em todos os escalões, são observados por olheiros. Portanto, um jogador tem tantas possibilidades de chegar a um grande se jogar no Nazarenos do que se jogar noutro clube qualquer das redondezas. Basta ver quantos jogadores de clubes de concelhos vizinhos chegaram ao topo do futebol português e recordar quantos jogadores formados no Nazarenos lá chegaram para perceber que as vantagens de ficar em casa são muito superiores às de jogarem noutros clubes", refere Joaquim Paulo, cujo projeto tem "o total apoio da Direção".
"O convite do presidente Carlos Delgado encheu-me de orgulho e eu não podia dizer não ao meu clube do coração. Estou aqui para servir o Nazarenos com total empenho, vamos dotar o clube de organização, investir nas condições de treino, nomeadamente criando um ginásio de apoio às equipas, na qualificação dos treinadores e no fortalecimento das equipas", revela o técnico, assinalando que nas próximas semanas "haverá novidades" sobre os treinadores dos vários escalões e sobre o arranque de época. "Queremos apostar pela diferença em relação aos outros e, por isso, estamos imbuídos de um espírito de arrancar a época 2016/17 em grande, organizando iniciativas que vão valorizar os nossos jogadores e procurando o envolvimento dos pais. Sem esse envolvimento é muito mais difícil levar esta nau a bom porto", concluiu o treinador, que promete o "regresso de grandes figuras da história do clube" aos alvinegros, em funções "diversas".

Foto: Joaquim José Paparrola
Texto: Região da Nazaré

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook