quarta-feira, setembro 04, 2013

Pré-Inscrição para Cursos de Treinadores de I e II Nível

Estão abertas as pré-inscrições, com carácter não vinculativo, para os cursos de treinadores. A A.F. Leiria aguarda informação sobre os pressupostos para a frequência de I e II nível, devendo posteriormente os candidatos confirmar, em data a indicar, a inscrição.
A Associação de Futebol de Leiria manifestou junto da Federação Portuguesa de Futebol, Entidade Formador (EF), interesse em ministrar cursos de treinador de Futebol e Futsal, nível I e nível II, conforme o Programa Nacional de Formação de Treinadores (PNFT).
Como é do conhecimento público o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, IP) é a Entidade Certificadora (EC) dos cursos de treinador de desporto, e estes sofreram alterações profundas nas normas e regras que se aplicam à organização dos mesmos.
Neste âmbito a Associação de Futebol de Leiria informa que estão abertas pré inscrições, com carácter não vinculativo, aguardamos informação sobre os pressupostos para a frequência de I e II nível, devendo posteriormente os candidatos confirmar, em data a indicar, a inscrição.
 
No âmbito do Programa Nacional de Formação de Treinadores informamos que os cursos estão organizados em três componentes.
 
Componente de Formação Geral, bloco de disciplinas comum a todas as modalidades, que visa proporcionar desenvolvimento de competências de carácter disciplinar e transversal na área das ciências do desporto e cuja duração será de 41 horas mais avaliação no nível I e 63 horas* mais avaliação no nível II.
 
Componente Formação Especifica, bloco da modalidade ao qual só tem acesso quem obtêm aprovação na formação geral, visa dotar os formandos de competências específicas da modalidade, com duração de 40 horas mais avaliação no nível I e 60 horas* mais avaliação no nível II.
 
Componente de Formação Prática, estágio tutelado que visa o desenvolvimento supervisionado em contexto real de treino, com a duração de uma época desportiva e produção de relatório final.
 
*as federações podem definir duração superior para a componente formação específica.
 
Podem candidatar-se a treinadores de futebol todas as pessoas de ambos os sexos que possuam idade mínima de 18 anos, habilitação escolar mínima e demais requisitos específicos da modalidade que a FPF venha a indicar.
 
A AF Leiria aguarda que o DFF da FPF autorize a organização dos cursos de treinador e logo que possível disponibilizará plano curricular, cronograma/horário e locais de realização e valor de custo de frequência.
 
Os cursos de treinador da variante de Futsal ainda não foram reativados, mas os candidatos que pretendem obter qualificação nesta variante podem realizar a componente geral e aguardar que a FPF avance com a componente específica.
 
in AF Leiria Site

16 comentários:

  1. Pois, eu também estou interessado. Mas... e dinheiro???
    Não cabe na cabeça de ninguém estar a preencher uma pré-inscrição sem saber quanto custará a inscrição.

    ResponderEliminar
  2. A A.F.L., não devia era permitir que nenhuma equipa se increvesse sem treinador com diploma!
    Há muitos directores que querem é ser treinadores com o cartão de director!
    Devia ser feita a chamada nos dias do jogo e comfirmar a pessoa que está no Banco.
    Ainda o ano passado houve uma equipa aqui perto da ranha, sem nenhum treinador com curso e outro empretou-lhe o cartão...Uma vergomha esta afl

    ResponderEliminar
  3. e os monitores se quiserem estar abilitados tem de tirar o curso de treinador

    ResponderEliminar
  4. Falas bem anónimo... e treinadores com diploma onde é que estão? Não há muitos e sabes porquê? Porque os cursos têm estado suspensos. Sabes quantos "directores" andam à espera que abram os tais cursos para que ninguém lhes aponte nada? Não fales sem saber. Já agora só mais uma pergunta: uma pessoa que frequente o 1º nivel e que nunca tenha sequer tocado numa bola é mais capaz de ensinar do que outra que tenha crescido e vivido dentro do futebol mas por este ou aquele motivo não tem ainda esse nível?
    Na minha terra diz-se: "Um burro carregado de livros é um doutor."

    ResponderEliminar
  5. as aulas costumam ser a que horas, o preço que custa?

    ResponderEliminar
  6. AFL Ddeve de andar com falta de papel e como tal faz cursos de treinador..e depois é o que se vê qualquer gajo é treinador sem o mínimo de competência..enfim é oue temos!!!!

    ResponderEliminar
  7. Ao anónimo de Setembro 05, 2013 9:35 AM

    Não concordo com o teu ponto de vista. Sou jogador, sou ainda novo e quero tirar este ou outro 1º nivel e explico-te porquê. Recentemente o meu mister que jogou à bola uns 20 anos no final de um treino fez-nos fazer sprints para treinar velocidade ao qual respopndi que iamos era treinar força e resistencia e não velocidade porque essa treina-se no inicio dos treinos com ausencia de fadiga. Estes ensinamentos tive-os enquanto jogador das camadas jovens. O mister teimou comigo e levou a dele ávante. Mas está mal.
    Como podes ver uma pessoa pode andar 20 ou mais anos a jogar a bola e não saber nada daquilo que depois ensina.
    Nos cursos ensina-se como se faz e tambem como não se deve fazer.

    ResponderEliminar
  8. á por aí muito treinador que jogou a bola carradas de anos e não sabem como preparar uma equipa portanto não é bem assim como um comentador aí dis. por se ter dado uns chutos numa bola durante 20 e muitos anos quando a preparação era correr á volta do campo não quer dizer que se saiba treinar uma equipa e saber como se deve fazer.
    depende muito de pessoa para pessoa

    ResponderEliminar
  9. Os vossos comentários estão a ir de encontro ao que disse, tanto há pessoas competentes com curso, como sem curso. Mas passa na cabeça de alguém, fazer treinos iguais aos que se faziam à 20 anos atrás???? (Sei que ainda se passam coisas dessas no futebol de hoje) Mas, também vos digo mais, conheço casos de pessoas que tiraram cursos e mais cursos, mas os métodos continuam os mesmos de há 20 ou mais anos atrás.
    Talento e competência é algo que não vem nos livros, companheiros há que saber distinguir muito bem as coisas e não generalizar.

    ResponderEliminar
  10. Só mais uma achega: eu defendo que todos os jogadores (com mais ou menos ambições) devam tirar o curso de treinador.

    ResponderEliminar
  11. Setembro 05, 2013 1:51 PM

    Está bem MOURINHO!....lol

    ResponderEliminar
  12. Tenho o 2o nível fut 11, será que existem equivalencias para o nível1o de futsal?

    ResponderEliminar
  13. Existem muitos treinadores com diploma, bons e menos bons, o maior problema é que os clubes não se chegam à frente com alguns euros para fazerem face as despesas de combustível, e assim surgem alguns, não todos, misters no banco sem o dito canudo...uns por falta da abertura de formação e outros por carolice, há mas não há dinheiro? Então não levem mensalidades aos país, ou sejam criativos e não vivam na ilusão de serem grandes clubes!

    ResponderEliminar
  14. muito bem dito! Talento e competência não estão ao alcance de qualquer um, mas a ignorância é farta no país! Eis uma das razões pela qual istoa está tudo mal. A Lei foi alterada e agora quem quiser ser treinador tem um longo caminho e processo a percorrer, Basta abrir o portal do IPDJ e ver o PNFT. Depois de colherem informação dêem opiniões, antes é pouco credivel qualquer defesa do indefensável.
    Cada curso vai ser longo e onoroso. Eu aguardo informações sobre o III nivel e não vai ser fácil entrar, quase de certeza!

    ResponderEliminar
  15. Na minha opinião,o problema não são se existem treinadores mais capazes ou não......mas sim a direcção ou responsaveis que os escolhe para tais cargos,julgo que a responsabilidade não é de quem faz as coisas mal dentro do campo é de quem os coloca.

    ResponderEliminar
  16. Não apenas entre os treinadores mas em todas as categorias de ensino é preciso vocação e isso meus amigos não se aprende nem se ensina em curso algum. Durante a minha vida tenho visto professores a ensinar(?) sem qualquer vocação para o fazer.
    Aqui no futebol é igual, não é por jogar futebol 20 anos ou deixar de jogar que faz o treinador melhor ou pior. Varia de pessoa para pessoa.
    Concordo com um comentador que diz que tem de haver mais rigor nos jogos de formação. Em muitos bancos estão pessoas e o cartão da ficha de jogo é de uma outra pessoa que nem está presente.
    Quanto a estes novos cursos não são melhores nem piores que os que em tempos foram feitos apenas querem ganhar mais dinheiro. Os técnicos formadores do meu curso tinham provas dadas a nível nacional estou a falar de pessoas como o Dr Joseph Wilson, José Pereira, Prof Manuel Nunes, Dr João Paulo Baptista, Rui Bandeira, entre outros...
    Aconselho a tirar o curso, aprende-se bastante.

    ResponderEliminar

Pense duas vezes antes de comentar.
Moderação e bom senso é o que se pede!
Difamações e picardias valerá apena?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Wook